As postagens de mentoria colocam os orientandos em contato com universitários ou profissionais que atuam na área. Nestes posts pedimos ao mentor: fale tudo o que gostaria que um veterano tivesse contado antes de você passar no vestibular!
O curso e as áreas de atuação do RP despertam muita curiosidade e interesse.
Contamos com a participação da Bruna Faela Chiari – que já está no mercado de trabalho e ama a profissão!

Equipe CICLOS: Sobre a formação conte um pouco sobre seu processo de escolha profissional, onde cursou RP e como foi sua graduação – vivência universitária, morar fora de casa e como era o curso! ,

Bruna Chiari: Olá Pessoal Sou a Bruna! Tudo bem? Vou falar um pouquinho da minha trajetória (resumida) e aguardo as perguntas de vocês!

😉

Vamos lá: Cursei RP, na Unesp de Bauru.
Bauru é uma cidade super bacana, não é muito grande, mas tem além da Unesp a USP, então é bem universitária. Foi minha primeira experiência fora da casa dos meus pais, então posso falar que Bauru oferece uma estrutura legal para não passarmos “perrengues” rs
Falando da minha escolha profissional: Quando estava escolhendo o curso coloquei em pauta as atividades que eu gostava de fazer no meu dia a dia ou mesmo fazia com facilidade e não tinha a consciência de que aquilo me agradava!
Sempre fiz teatro, participava de todas as atividades extra curriculares da escola, era líder das gincanas (rs) adorava ser membro das comissões de formatura e sempre fui bem comunicativa. Queria uma profissão dinâmica, a qual eu pudesse atuar em mais de uma atividade, e não ter que fazer a mesma coisa a vida inteira.
Foi aí que descobri RP: Uma profissão que eu posso atuar dentro de uma empresa, com Comunicação interna, pesquisas, organização de eventos internos, como tbm posso ser de uma consultora especializada em pesquisas! Também existem os RPs de órgãos públicos, como polícias, prefeituras responsáveis pela comunicação e imagem do órgão.
Como RP em agências de publicidade, eventos ou incentivos!

Sobre o Curso: mto importante pesquisarem a grade, mas resumindo ele passa, no primeiro ano e pouco do segundo pela parte teórica, resgatando e embasando os conceitos e depois entra mais nas matérias “práticas”, como as pesquisas e Comunicação Interna, aplicando os trabalhos mais dinâmicos.
Não se tem muitas provas, são mais trabalhos e muitos textos pra ler.

😉


Equipe CICLOS: Sobre a formação de competências e habilidades, de quais projetos participou na faculdade, estágios e vivências de áreas de atuação? Um pouco da trajetória de sua escolha de áreas de interesse!

Durante a faculdade fiz estágio na Unesp mesmo, nas empresas juniores nas quais pude auxiliar com a organização de eventos internos. Tive a oportunidade de fazer alguma matérias na Argentina em um Programa de Intercâmbio por 6 meses! (Isso Eh mto legal das universidades, aproveitem essas oportunidades de intercâmbio!)

No meu último ano fiz estágio na Embraer onde pude atuar na comunicação interna, organização de eventos internos e até mesmo recepção de autoridades de outros países para conhecerem os aviões!
Ali me apaixonei pela comunicação interna e comecei a traçar minha carreira.
Depois trabalharei na BRF (Sadia e Perdigão), na qual além de comunicação interna e eventos , atuei na organização de premiação e incentivo aos funcionários.

Desde 2012 estou na Ambev, atuo na comunicação interna e pesquisa de engagement dos funcionários.
É super bacana vc atuar na comunicação da marca junto aos funcionários. Em empresas grandes você será a ponte entre as outras áreas e o que elas querem “falar” com os funcionários.
Tenho colegas de faculdade que atuam nas mais diversas áreas! E acho que é esse o principal lado positivo da profissão, O CAMPO DE ATUAÇÃO.
Tenho colegas em agências de publicidade, em agências de RP, empresas de pesquisas, empresas de eventos, dando consultoria, em multinacionais tanto na área de CI, quanto de comunicação externa ou mesmo MKT, além daqueles que atuam como RP nos órgãos públicos, como já citei.

Equipe CICLOS:
Quais as tarefas essenciais de um RP? Quais são as dicas importantes sobre habilidades e competências para aumentar a empregabilidade do profissional? Como descreveria o mercado de trabalho em sua área?

Bruna Chiari: O profissional de RP precisa ser dinâmico, porque além de atuar com público, vai lidar com crises, que podem ser, por exemplo, desde uma crise “simples” – organizou um evento e um dos fornecedores deu o “cano” e aí não pode deixar a peteca cair e garantir seu evento… Como grandes crises de imagem ou como atuar internamente com os funcionários para garantir que seu orgulho pela empresa, que sua produtividade não venham a cair.
Vocês podem pensar: “Poxa, adoro a profissão mas não sou tãooo dinâmico assim, daria certo?” – Dá sim!, lembra que falei das pesquisas? É uma área bacana para se trabalhar também, desenvolver e trabalhar na tabulação e análise de dados.
O mercado hoje oferece muitas oportunidades!
As empresas enxergam cada vez mais a importância desse profissional.

😉




0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *