Profissional que avalia e planeja a reabilitação de qualquer pessoa que apresente dificuldade no desempenho de ocupações variadas por uma limitação física/motora, mental, social ou sensorial (comprometimento tátil, de visão e/ou audição). Sua ação promove a autonomia e independência da pessoa, levando a uma maior participação em várias áreas de sua vida. Pode atuar em consultórios, clínicas especializadas, escolas, unidades básicas de saúde, hospitais, asilos ou centros de reabilitação.
Objeto de Trabalho
Levando em conta o que o paciente precisa e deseja, o TO atua no planejamento e reabilitação das atividades dos pacientes nas categorias Atividades de Vida Diária (AVDs – autocuidado, fundamental para a sobrevivência), Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs – atividades que se relacionam com as AVDs, mas que não são fundamentais para a sobrevivência), Sono e Descanso, Lazer, Participação Social, Trabalhar, Brincar e na Educação – onde pode atuar tanto em escolas especiais quanto em escolas regulares, assessorando os processos de inclusão de alunos com necessidades especiais e orientando todas as adaptações de espaços ou atividades para o processo ser bem sucedido.
Curso
O bacharelado tem 4 anos de duração e começa com a base de matérias da área de saúde: anatomia, fisiologia e biologia. Para sua atuação no desenvolvimento humano e sua inserção autônoma em funções e acessibilidade, estuda psicologia do desenvolvimento, psicologia do trabalho, antropologia. O núcleo profissionalizante traz formação voltada a idosos, inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais mentais ou físicas e arteterapia. Pesquise as ênfases de cada curso.
Pesquisa
Compare com o objeto de trabalho e grades curriculares de Fisioterapia, Psicologia e Fonoaudiologia. São áreas complementares, com funções diferentes.
Links do Guia do Estudante:
1) Para saber as áreas de atuação:
2) Novidades e curiosidades sobre a profissão:
http://www.crefito9.org.br/terapia-ocupacional/o-que-e-terapia-ocupacional/164
VÍDEOS
0 Comments