Neste grupo de MENTORIA, postado em 2018, contamos com a participação de Isabela Begnami, aluna do curso de Biotecnologia da UFSCar.
Biotecnologia é uma área que desperta muito interesse em nossos orientandos que gostam de biológicas! Todos gostam muito da grade dos cursos, mas vem a dúvida: vou trabalhar só em pesquisa?
O trabalho sempre será em laboratório??
Isabela nos contou um pouco sobre o curso, as linhas de atuação e o que sabia da vida profissional de seus veteranos a partir da faculdade. Pedimos também para contar também como foi seu percurso até chegar a esta escolha!!

Enfim, nos posts de mentoria a dica sempre é: fale tudo o que gostaria que um veterano tivesse contado antes de você passar no vestibular!


Isabela Begnami: Oi gente! Eu estou no terceiro ano do curso de biotecnologia na UFSCar em São Carlos, eu demorei muito para conhecer a área mas me interessei muito rápido pois sempre amei biológicas e a oportunidade de inovações na área é gigante. O curso de que eu faço é focado na atuação em genética e biologia molecular, mas cada faculdade tem um enfoque diferente (em Araras por exemplo é na área agrária e ambiental). A grade é extremamente abrangente, indo de cálculo à fisiologia, por isso é uma graduação pesada, com grande carga horária e que exige o conhecimento de várias matérias diferentes. A parte de pesquisas é sim superior, visto que o leque é grande, mas isso não impede o trabalho em outras áreas, as empresas cada vez mais dão espaço para os biotecnologistas em mais diversos ramos (é sim a profissão do futuro)!Por último, gostaria de dar um exemplo do que você pode fazer na biotec: a minha iniciação científica é focada em analisar a expressão de alguns genes em fêmeas de camundongos com e sem depressão pós parto para comparar.


Orientadora Ciclos: Muito bom, Isa! Gostaria de seu olhar sobre a diferença na formação do bacharel em Bioteconoloiga e Engenharia Biotecnológica.


Isabela Begnami: A diferença principal é o diploma de engenheiro, tendo na grade uma maior preparação para área industrial. Além disso, é mais atrelado a outros cursos de exatas, por exemplo a parte de bioprocessos geralmente é mais estudada.

Já a graduação em biotecnologia tem a área de biológicas mais ampla. Enquanto (por exemplo) o engenheiro biotecnológico vai ter cálculo 3, o biotecnologistas pode ter fisiologia.

Categories: Curso Específico

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *