Os grupos de mentoria trazem informações preciosas para quem está pesquisando os cursos e carreiras!
Nossa mentoria de RI contou com a participação de Ana Beatriz Daroz, aluna do curso de Relações Internacionais da ESPM.

Equipe CICLOS OP: Conte um pouco de seu processo de escolha por esta profissão: o que levou em conta?
Quais cursos pensava na época e o que a fez decidir por RI?

Ana Beatriz Daroz: Bom, eu estava bem confusa com o que escolher. Eu sabia que iria seguir em uma área mais de humanas e comecei a pensar nas possibilidades que eu tinha. De início eu quis fazer história, mas ao olhar a grade dos cursos, eu encontrei ela muito limitante, pois foca unicamente em história rsrs.
O que eu sabia com certeza é que eu queria fazer algo que eu pudesse me envolver com diferentes culturas, que incluísse história e que fosse um campo em que eu pudesse agir bastante. Quando eu comecei a fazer o processo de escolha com a Dani fiquei em dúvida de três cursos no final. Foram eles: Psicologia, Publicidade e Relações Internacionais. Eu acabei decidindo por RI porque eu sempre tive vontade de aprender sobre o mundo de uma maneira geral, e além disso eu me encantei por diplomacia na época. Eu via essa carreia como uma oportunidade de conhecer novos lugares e ainda representar o Brasil.

Equipe CICLOS OP: Este curso gera muita curiosidade, vamos listar as perguntas mais frequentes:
1) Trata-se mesmo de um curso de humanas?

Ana Beatriz Daroz: Sim e não ao mesmo tempo. O curso em si é de Sociais Aplicadas. Isso significa que temos todo um background em diversas matérias, até estatísticas. Em muitas faculdades o viés de política é muito forte, se tornando um curso mais de humanas. Em outros, como aqui, posso dizer que aprendemos alguns assuntos mais “matemáticos”, mas é algo bem tranquilo que é fácil de acompanhar.

Equipe CICLOS OP: 2) Dominar muitos idiomas nesta profissão é uma obrigatoriedade de fato?

Ana Beatriz Daroz: Certamente dominar muitos idiomas é sempre bom. Mas Inglês é obrigatório e espanhol é um mega diferencial. Acredito que é sempre bom saber uma média de 3 línguas, mais o português, mas eu ainda estou em duas. Então não é necessário logo no período da faculdade.

Equipe CICLOS OP: 3) Quais as áreas de atuação possíveis ao internacionalista?

Ana Beatriz Daroz: O cenário de atuação de um internacionalista é muito grande. Para começar existe a clássica diplomacia, que é uma área incrível e bonita. Existe também a academia, que como toda área carece de profissionais competentes. Muitos acabam trabalhando com logísticas ou também em câmaras bilaterais de comercio, mas o que você atua dentro dela pode ser muito diverso. Vou focar em carreiras que vejo no meu dia-a-dia que o estilo do meu curso possibilita. Um estudante de RI consegue realizar facilmente trabalhos de administração, marketing, economia, contabilidade/finanças, algumas áreas de direito, compliance, mercado financeiro, no meio político, áreas de internacionalização, pesquisa de mercado, análise de risco, desenvolvimento de estratégias, atuação no terceiro setor (ONGs) e Organismos Internacionais (ONU, OMC). Além disso, a ESPM tem dois maiores focos em que podemos escolher como especialização. São eles Relações Governamentais e Relações com Investidores. O primeiro não é apenas trabalhar para o governo, mas sim no relacionamento das empresas com o Governo, como pressão para aprovação de leis (famoso lobby). Já o segundo é mais focado em mercado, como fusões e aquisições de empresas, ações, bolsa de valores.

Equipe CICLOS OP: 4) Como são os estágios na faculdade?

Ana Beatriz Daroz: Os estágios na faculdade são amplamente incentivados. Ela possui um canal direto para procura, além de promover feiras. Também, a partir do quinto semestre o curso passa a ser de noite para podermos estagiar com mais conforto. As áreas de atuação que citei a cima, são em áreas que pessoas que eu conheço estagiam. Muitos processos seletivos são compridos e podem ser um pouco frustrantes, mas uma hora você vai conseguir e será o que for melhor para você. Eu estou trabalhando atualmente em uma Startup em Sucesso do Cliente e Mkt. Não é o core do meu curso, mas estou gostando muito e acho que é uma grande oportunidade que estou tendo.

Equipe CICLOS OP: 5) Em seu ponto de vista, como está a tendência de mercado de trabalho atualmente em sua profissão?

Ana Beatriz Daroz: Eu acredito que cada vez mais as empresas, e o mercado em geral está procurando por formados em RI, pois é um curso muito completo e que faz com que a pessoa tenha uma boa percepção analítica e que consegue visualizar diversos cenários, pela multidisciplinaridade do curso. Mas ao mesmo tempo como podemos fazer diversas coisas, o profissional pode se achar um tanto perdido na hora de fazer escolhas. Mas isso é bom porque conseguimos achar um lugar que nos encaixemos facilmente.

Espero ter ajudado um pouquinho na escolha!

😉
😁




Equipe CICLOS OP: Quais diferenciais destacaria no curso da ESPM ?

Ana Beatriz Daroz: O curso da ESPM é muito diferente dos cursos de R.I. que existem em geral. Ele tem um viés estreitamente de mercado. Além disso, como é uma escola de publicidade e propaganda a gente estuda isso também. Eu acabei entrando na ESPM porque ganhei uma bolsa e não sabia muito bem as inclinações da faculdade. Preciso admitir que sinto falta de algumas matérias mais teorias, mas eu acho que o curso aqui é muito atualizado e permite que interajamos como mercado real. Estou no quinto semestre agora, e já trabalhamos com a Lenovo, McDonalds por exemplo, de maneira muito próxima. Além disso, o corpo docente da faculdade é muito forte, e em sua maioria são pessoas mais jovens, o que facilita muito o contato entre aluno-professor. A metodologia usada pela faculdade é de sermos ativos e somos sempre impulsionados a isso, tornando as aulas não monótonas. Outro ponto que vale a penas citar, é que a partir do terceiro semestre algumas matérias começam a ser administradas em inglês. Ninguém vai te reprovar por não saber inglês, mas é uma ótima maneira de se treinar e vivenciar a língua.

Equipe CICLOS OP: Para finalizar pedimos a dica de ouro: o que você gostaria que um veterano tivesse te contado sobre o curso?

Ana Beatriz Daroz: Eu gostaria que tivessem me contato que o curso é bem intenso, com muitas matérias e cargas horárias. Que existem matérias que você não irá gostar, mas outras que mudarão sua vida, e você não pode deixar isso destruir sua faculdade. Algo interessante é que você vai aprender conceitos que irá absorver e utilizar no seu dia a dia e passará a entender muito mais o mundo. Se alguém tiver mais alguma pergunta, é só me chamar que estou por aqui!

❤

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *