Bacharelado em Nutrição e Metabolismo – duração 5 anos / integral
Total carga horária: 4635
(Estágio 1110 / Atividades Acadêmicas Complementares 210)
USP – Ribeirão Preto SP
Universidade de São Paulo> Pública
Ingresso: Vestibular FUVEST
Sobre o curso:
Site da USP Ribeirão Preto:
http://cg.fmrp.usp.br/cursos/nutricao-e-metabolismo/
Matriz curricular:
Mentoria Nutrição e Metabolismo USP RP
As postagens de mentoria buscam informações direto das fontes!
Buscamos universitários nos diversos cursos fazendo uma corrente de informações de qualidade!
A história da Nutrição e Metabolismo da USPRP foi essa:
Em 15/05/2018 estive no programa de visita monitorada da USP Ribeirão Preto, para conhecer os cursos da faculdade de medicina. Entre as monitoras de meu grupo de visita, estava Luísa Diani, na época aluna do 3º ano de Nutrição e Metabolismo. Além da visita ser extremamente bem organizada e rica de informações, Luísa foi um presente à parte! Sua disponibilidade, a precisão nas informações e, o que chamou mais minha atenção: sua PAIXÃO pelo curso. Convidei-a para ser mentora de nossos orientandos e ela prontamente aceitou!
A partir de um roteiro inicial com as principais dúvidas dos orientandos, Luísa agregou ainda outras informações importantes e nossa dica de ouro: o que gostaria que um veterano tivesse contado a você sobre o curso antes de entrar??
Ciclos OP: O curso de Nutrição e Metabolismo da USP RP é integral e o curso de Nutrição da USP SP é meio período (matutino ou noturno). Conte um pouco da DIFERENÇA da grade curricular e do ENFOQUE dos cursos.
Como a Daniela disse, sou completamente apaixonada pela profissão que escolhi. Estou no meu 3º ano e estudo na USP de Ribeirão Preto. Sem dúvida alguma foi minha melhor escolha. O curso daqui tem alguns diferenciais quando comparado com o curso da USP de São Paulo e outras nutrições pelo país. Para começar, o curso se chama “nutrição e metabolismo”, e é o único do país com esse enfoque na parte metabólica. Enquanto outras nutrições (como a USP-SP) tem apenas bioquímica, nós temos bioquímica, metabolismo e integração metabólica, para que possamos sair da faculdade com esses conceitos super aprofundados, o que realmente acontece. Outro ponto positivo é que estamos na faculdade de medicina da USP-RP, junto com outros cursos da área da saúde. Então, nosso contato com o pessoal da fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, ciências biomédicas, entre outros, é muito grande! Isso é de extrema importância, visto que trabalharemos em equipes multiprofissionais ao longo de nossas carreiras, enquanto isso, a nutrição de São Paulo fica na FSP (faculdade de saúde pública) junto com o curso de saúde pública apenas, o contato acaba sendo muito menor. Como estamos dentro da FMRP, e encostados no Hospital das clínicas, nosso conhecimento clínico dentro da USP Ribeirão é fora de série. O enfoque do curso da USP de Ribeirão é clínico, e as áreas de pesquisa aqui dentro são inúmeras e muito fortes, enquanto o curso de nutrição da USP São Paulo é focado em saúde pública.
Nosso curso é integral e o de São Paulo é matutino ou noturno, e os dois têm duração de 5 anos. Na realidade, nosso curso é chamado integral mas dentro dele temos janelas (normalmente em períodos – manhã ou tarde). As aulas tem duração de 4 horas (das 8h às 12h e das 14h às 18h), e o curso é dividido em 3 períodos: ciclo básico, intermediário e aplicação.
Durante o bloco básico, temos disciplinas introdutórias relacionadas ao funcionamento do corpo humano em geral, incluindo a parte de metabolismo que já comentei acima.
No bloco intermediário, as matérias são focadas em nutrição, e o 5º ano é apenas estágio, que é dividido em 3 grandes áreas:
Nutrição Clínica,
UAN – Unidade de Alimentação e Nutrição
Nutrição em Saúde Pública
Durante o ciclo básico, temos muitas aulas com professores pesquisadores médicos da FMRP, o que também é um diferencial de Ribeirão.
Ciclos OP: Como são os programas de intercâmbio na faculdade para as áreas de saúde? – critérios, países, se mais para pesquisa ou ênfases profissionais.
Infelizmente, os programas de intercâmbio para os cursos da área da saúde são muito fracos. A FMRP-USP tem convênio apenas com a universidade do Porto, em Portugal, enquanto a FEA-RP por exemplo tem convênio com centenas de universidades. E como as universidades públicas estão passando por momentos difíceis, é muito difícil conseguir bolsa para fazer o intercâmbio. Mas é possível fazer intercâmbios para outros lugares, que não seriam focados na área de nutrição. Eu não fiz, mas dizem que é uma experiência de outro mundo, e que vale muito a pena. A maior barreira acaba sendo a falta de bolsas para enviar os alunos, desde o fechamento do programa “ciências sem fronteiras”.
Ciclos OP: Fale um pouco sobre o campus, as matérias que os alunos podem fazer em outras faculdades da USP: Quais possibilidades você enxerga na USP para o aluno direcionar a Ênfase de sua formação?
Outro ponto positivo é o nosso campus. Estamos em um campus que engloba cursos da área da saúde, exatas, humanas, o que o torna gigante e nos coloca em contato com pessoas de todas as áreas. Podemos fazer matérias da FEA (faculdade de economia e administração), no direito, na psicologia, e inclusive nossos projetos podem ter enfoque em áreas diferentes da nutrição.
Gosto de usar de exemplo duas de minhas veteranas, que já estão formadas: uma trabalha com nutrição e marketing, desenvolvendo softwares para nutricionistas trabalharem (e também já desenvolveu um software para crianças diabéticas) e outra se especializou em gastronomia saudável, e fez aulas na FEA para saber como gerir seu próprio negócio.
Ciclos OP: Esta deixarei especialmente para você: explique sua paixão pelo curso, projetos e universidade.
Podemos trabalhar em conjunto com a psicologia e a enfermagem na parte de transtornos alimentares… a nutrição é uma área muito ampla!
E em qualquer profissão que escolherem, lembrem-se da importância de estar sempre em contato com outras áreas, conhecimento nunca é demais, e podem te dar um diferencial gigantesco! E é exatamente por isso que um curso integral com janelas se torna tão importante.
Além dos projetos de iniciação científica e matérias em outras faculdades, a nutrição tem suas entidades:
Centro Estudantil (entidade que atualmente estou presidindo),
Atlética
Empresa Júnior.
Já fiz parte das 3 entidades da nutrição, e sei a quantidade de conhecimento que elas me trouxeram, foram experiências incríveis que me ajudaram a crescer tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Se me perguntarem direi sem dúvida alguma que foi o que mais me ajudou a crescer dentro da universidade!
Por fim, aproveitem TUDO que uma universidade pública tem a oferecer. Conheça pessoas diferentes, faça atividades diferentes, participe de entidades do seu curso e de outros, abra sua mente e expanda seus horizontes. Nosso conhecimento teórico é maravilhoso, mas ele vale muito mais quando os estudantes sabem como ser humanos, quando aprendem a desenvolver empatia e outras habilidades sociais. As oportunidades são inúmeras e maravilhosas. Entrem com essa cabeça no primeiro ano para aproveitarem os melhores 5 anos de suas vidas dentro dessa universidade tão maravilhosa. Estou ansiosa para ser veterana de vocês, estarei esperando em fevereiro do ano que vem
Qualquer dúvida, estou à disposição!
0 Comments