Bom gosto para tendências de moda e saber combinar peças de vestuário e acessórios pode ser condição necessária, mas não suficiente para seguir esta carreira.
OBJETO DE TRABALHO: os cursos podem dar ênfase na criação, modelagem, produção ou comercialização de coleções autorais ou em lojas de departamentos ou marcas.
CURSO – Nas faculdades, os nomes variam muito:Design (moda); Design da Moda e Estilismo; Design de Moda e Vestuário; Moda; Negócios da Moda; Têxtil e Moda.
O currículo do bacharelado estuda história da arte e cultura da moda. Na parte prática, projeto e atelier de criação, desenho e estilismo.
Importante analisar as ênfases dos cursos:
Ênfase em design e modelagem propõe a criação ou desenvolvimento de uma coleção de moda.
Negócios e gestão de moda: requer a elaboração de planos de negócios com ações para o fortalecimento de marcas e a comercialização dos produtos.
A maioria dos cursos exige a realização de estágio e a entrega de um trabalho de conclusão de curso, que pode ser a concepção de uma coleção de moda, por exemplo.
PESQUISA: há cursos de Bacharelado e Tecnológicos. Compare as grades curriculares e ênfases de cada curso. Não deixe de pesquisar o curso de Têxtil e Moda da USP Leste – graduação (4 anos de duração) direcionada para a criação de fios, tecidos, processos de tingimento e definição de cores – partes importantes do processo da cadeia de produção têxtil.
Links do Guia do estudante:
1) Para saber as áreas de atuação:
- Novidades e curiosidades sobre a profissão:
Este é um curso que só existe na USP SP:
Têxtil e Moda. Veja o vídeo e se gostar, leia postagem completa sobre o curso mais abaixo.
VÍDEOS
0 Comments