A formação em bioquímica foca no conhecimento sobre a química e a física relativas aos processos industriais que envolvem substâncias produzidas por seres vivos e aplica esse conhecimento no processo de fabricação de bebidas, alimentos, biocombustíveis e refino de petróleo.
OBJETO DE TRABALHO: O Engenheiro Bioquímico aplica em escala industrial os processos que envolvem reações bioquímicas. Um exemplo é a aplicação de enzimas que são processadas para realizar alguma reação específica – o engenheiro bioquímico será o profissional que projetará os equipamentos, etapas, e condições de tempo e temperatura ideais para chegar ao resultado.
CURSO: Dois anos iniciais com o ciclo básico de matérias obrigatórias do CREA (Conselho de Engenharia). Nos três anos finais do curso, matérias direcionadas à biologia, química e física que envolve os processos bioquímicos.
PESQUISA: veja também Engenharia Química, Engenharia Biotecnológica, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Biossistemas. Compare as ênfases de cada curso e consulte também o bacharelado em Biotecnologia e Farmácia e Bioquímica. São áreas de conhecimentos complementares com OBJETOS DE TRABALHO diferentes.
Links do Guia do estudante: (o guia agrupa Bioquímica, Bioprocessos e Biotecnologia)
1) Para saber as áreas de atuação:
2)Novidades e curiosidades sobre a profissão:
https://www.catho.com.br/educacao/graduacao/busca-curso-engenharia-bioquimica
0 Comments