A melhor forma de compreender a função do gestor ambiental é a partir da diferença entre Ciências Biológicas, Ecologia, Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental:
Profissões mais pesquisadoras: Ciências Biológicas – Estuda os seres vivos (animais, plantas) e seu habitat quanto à relação e funcionalidade. Ecologia – tem base forte em Biologia e pesquisas sobre as relações entre os seres vivos e o meio ambiente – pode atuar na área de licenciamento ambiental, mas sua formação é menos técnica que a do Gestor Ambiental.
Profissões ligadas análise e ação sobre impactos ambientais: Engenharia Ambiental é mais voltada para cálculo e tecnologias para reduzir o impacto ambiental. Empregabilidade alta em setores agrícolas e industriais, pois as leis ambientais exigem laudos, relatórios técnicos de impacto ambiental de resíduos e poluentes e licenciamentos para produtos e funcionamento, que precisam ser emitidos por profissional qualificado regularmente. Sendo uma Engenharia, prepare-se para muitas exatas nos dois primeiros anos do curso (matemática, física e química), matérias obrigatórias do conselho de engenharia. O Engenheiro Ambiental também cria e aplica tecnologias para preservar a qualidade da água, do ar e do solo. O Objeto de Trabalho da Gestão Ambiental desenvolve e executa projetos que visam à preservação do meio ambiente. Existe na modalidade Tecnológico (2 anos com enfoque mais prático) e Bacharelado (4 anos com enfoque teórico e prático), onde estuda biologia e impacto ambiental, leis ambientais e administração voltada à gestão ambiental. Tem menos matemática que o curso de Engenharia Ambiental. O mercado de trabalho está aquecido para profissionais de análise e gestão ambiental, devido às normas do IBAMA e Cetesb que exigem profissionais contratados para exercer a responsabilidade técnica de resíduos industriais e também na produção agrícola.
Pesquisa
A partir dos objetos de trabalho descritos nas profissões acima, compare as grades curriculares e as ênfases dos cursos de bacharelado em Ciências Biológicas, Ecologia, Agroecologia, Engenharia Ambiental, Agronomia e Biotecnologia. Áreas complementares com funções diferentes.
Links do Guia do Estudante:
1) Para saber as áreas de atuação:
2) Novidades e curiosidades sobre a profissão:
https://guiadoestudante.abril.com.br/tudo-sobre/gestao-ambiental/
VÍDEOS
Melhores faculdades
Gestão Ambiental – USP SP
USP – São Paulo SP / Campus Zona Leste
Universidade de São Paulo> Pública ...
Saiba mais
0 Comments