Ingresso: em 2018 a Escola Naval ofereceu 31 vagas (19 para homens – 4 para candidatos negros / 12 para mulheres – 2 para candidatas negras).  Há um número de vagas reservada para alunos egressos do Ensino Médio do Colégio Naval em Angra dos Reis.  Candidatos formados em outras escolas, prestam o concurso público específico para este ingresso.

É necessário ter entre 18 e 22 anos, Ensino médio completo, estar em dia com as obrigações militares e eleitoraise não ter sido, nos últimos cinco anos, responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público ou condenado em processo criminal transitado em julgado. 

Veja no link a seguir informações sobre formas de ingresso e sobre o concurso:

https://www.marinha.mil.br/sspm/?q=concurso/formas-ingresso

A escola naval forma os oficiais para:

Corpo da armada: opera os navios.

Intendência: cuida das questões financeiras e logísticas

Fuzilaria naval: atua em combates em terra, a partir do mar.

Os oficiais da armada e os fuzileiros navais também podem tornar-se aviadores navais, aptos a pilotar aviões e helicópteros da Marinha.

Escola Naval

A formação é estruturada em duas fases:

  1. Ciclo escolar:  Com duração de quatro anos, em regime de internato (moradia + estudos), inclui aulas teóricas de disciplinas das áreas de Ciências Sociais, Exatas e específicas do ensino militar-naval.  No início do terceiro ano escolhe a graduação e habilitação entre:  Corpo da Armada ou Fuzilaria Naval (com habilitações em Mecânica e Eletrônica) ou Sistemas de Armas ou Intendência, com habilitação em Administração.
  • Ciclo pós escolar: com um ano de duração e foco na aprendizagem prática, a bordo de um navio-escola. 

O aluno da escola naval é chamado de aspirante.  Ao final do ciclo pós escolar, o aluno é guarda-marinha.

Remuneração:

Ao ser aprovado no concurso, o aspirante ganha R$ 1114,00 mensais nos primeiros anos de formação. No último ano de graduação passa a receber R$ 1372,00.

Para ingressar na Marinha Mercante – o ramo civil da Marinha – é preciso fazer a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (Efomm), com duas opções de curso: Náutica e Máquinas, com três anos de duração. Depois o aluno faz o estágio de Praticante, a bordo de embarcações mercantes.  Durante o curso ele é considerado militar, mas ao término, recebe o bacharelado em Ciências Náuticas, sendo desligado do serviço ativo da Marinha e passando para o quadro de oficiais da reserva não remunerada, como segundo tentente. 

Para saber mais sobre a marinha:

https://www.marinha.mil.br/sspm/

Categories: Curso

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *