O bacharelado em Obstetrícia forma profissionais aptos a acompanhar e orientar todas as fases do pré natal (gestantes) e a fazer partos naturais, que não precisem de internação. Em hospitais, em intercorrências ou complicações, o profissional responsável passa a ser o médico obstetra. O Brasil é o país campeão no mundo de número de partos cirúrgicos (cesariana) – o que tem aumentado as campanhas de conscientização sobre os benefícios do parto natural para mães e bebês. Em grandes centros estão aumentando o número das chamadas casas de parto, que são lugares de desenvolvimento da cultura do parto humanizado.
Objeto de Trabalho
Monitorar o desenvolvimento da gestação e saúde da mãe e do bebê até a fase pós parto.
Curso
Com 4 anos de duração, é composto de matérias relacionas com as fases de desenvolvimento fetal, saúde da mulher e cuidados pós parto, além das técnicas de parto natural. A USP – Leste em São Paulo foi pioneira com esta graduação, sendo um dos destaques de curso.
Pesquisa
Compare com o objeto de trabalho de Enfermagem (que também pode se especializar em Obstetrícia), Medicina (que pode fazer residência em Ginecologia e Obstetrícia) e compare as grades curriculares. Pode atuar nesta área através de diferentes caminhos.
Links do Guia do estudante:
1) Para saber as áreas de atuação:
2) Novidades e curiosidades sobre a profissão:
VÍDEOS
No link abaixo assista a um vídeo da USP sobre o curso:
http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=7213
0 Comments