O bacharel em Serviço Social desempenha a função de Assistente Social. O objeto de trabalho foca na aplicação de políticas públicas previstas no LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) que regulamenta os projetos oferecidos à população que esteja em estado de vulnerabilidade social. É uma profissão voltada para a promoção do bem-estar físico, psicológico e social.
Funções: o assistente social planeja as ações para amparar as pessoas que de alguma forma não tem total acesso à cidadania – procurando soluções para os problemas ligados à educação, habitação, emprego e saúde.
Mercado de trabalho: Este profissional pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos (através de concursos públicos) e ONGs orientando e acompanhando pessoas e desenvolvendo programas de assistência dirigidos a diversos públicos como crianças em situação de risco, populações com poucos recursos financeiros ou afetadas por catástrofes naturais, idosos, etc.
Pesquisa
Compare com o objeto de trabalho e a grade curricular dos cursos de Direito (se o foco for o processo de busca de igualdade de condições e cidadania), com os cursos de Terapia Ocupacional, Enfermagem e Psicologia (se o foco for o cuidado com as pessoas) e com Pedagogia (se o foco for a educação).
Links do Guia do Estudante para saber as áreas de atuação
Novidades e curiosidades sobre a profissão
Quais os prós e contras de fazer Serviço Social?
Com o que devo me identificar para fazer Serviço Social?
Direito ou Serviço Social?
VÍDEOS
Desafio profissão: Assistente Social
Desafio Profissão: Serviço Social nas políticas públicas:
UNESP Guia de profissões: Serviço Social
Serviço Social: atuação no hospital
0 Comments