O Momento MENTORIA complementa a pesquisa sobre as profissões, com universitários contando das ênfases do curso e tirando dúvidas da profissão e áreas de atuação!

Neste grupo contaremos com a mentora Elisa Honório Formada em Artes Visuais na USP SP.

Em 2017, quando era aluna da graduação topou contar um pouco da experiência no curso com este convite: descrever tudo o que gostaria que alguém tivesse contado enquanto era vestibulanda!!

Pontos interessantes sobre o curso, os diferenciais… como são os primeiros anos… Estágios, áreas de atuação, quais caminhos os veteranos seguem. Também pode compartilhou como foi seu processo de escolha por este curso – o que pode ajudar muito no processo de escolha!

Com a palavra, nossa MENTORA Elisa Honório:

😃


Olá! Vou usar esse post pra fazer um apanhado geral sobre o curso e depois criarei outro pra falar um pouquinho da prova específica. Conforme a gente for conversando, posso fazer comentários mais específicos pra esclarecer qualquer dúvida. Curso USP, mas tenho contato com algumas pessoas que estão no IA da Unicamp e da Unesp, posso passar algumas comparações entre os cursos e provas, e também me disponho pra procurar qualquer informação que eu não saiba haha.

O curso de Artes Visuais da USP, no geral, foca bastante no uso experimental das técnicas e numa formação mais crítica sobre a história da arte e contexto morderno-contemporâneo. Ele se divide em algumas habilitações: gravura, escultura, multimídia e intermídia, pintura e licenciatura. No momento não dá pra cursar a dupla habilitação (por ex licenciatura + pintura), mas acredito que a partir dos próximos anos isso seja possível para os calouros. Todas as habilitações tem disciplinas obrigatórias em comum, e disciplinas específicas, que você pode pegar como optativa se for de outra habilitação (por exemplo, sou da gravura, mas esse semestre estou em uma matéria da pintura também). Não precisa se preocupar taaaanto com isso enquanto presta o vestibular, os diferenciais ficam mais claros depois que você tem algumas matérias, e também dá pra alterar sua habilitação durante o curso. (Eu, no caso, entrei na certeza que ia fazer multimídia, mas no 4 semestre mudei pra gravura porque descobri que é mais a minha praia haha)

Na multimídia tem algumas disciplinas que miram na animação, e também existe a oportunidade de pegar as disciplinas do audiovisual. Participei de um projeto de animação 2d ano passado, e o pessoal tá sempre recrutando os alunos da visuais pra ajudar!

Acho importante pontuar que o curso NÃO foca em técnica. O estudo é bem experimental e o interesse dos professores não está em te ensinar a usar determinado material, pelo contrário. Isso é legal no ponto em que te dá liberdade, mas pessoalmente sinto falta de um apoio técnico as vezes (a gente acaba resolvendo isso montando grupos de estudo). As disciplinas teóricas são beeem densas em bibliografia, e tem professores bem renomados (tipo o Tadeu Chiarelli, que é o atual diretor da Pinacoteca e um grande nome em estudo de Arte Brasileira). Isso não quer dizer que eles tenham a melhoooor didática (as vezes não tem nenhuma….) hahah mas é uma oportunidade legal estar em contato com essas pessoas e o conteúdo que elas trazem.

Num modo geral, gosto bastante das teóricas, os professores trazem visões diferentes que se complementam muitas vezes, é bem enriquecedor. No geral, é isso. Até onde eu sei, os cursos da Unesp e Unicamp são semelhantes em foco, mas claro que por terem professores e disciplinas diferentes tem alguns diferenciais. Uma dica que eu dou é olhar com atenção as disciplinas do curso (posso passar as da usp, mas é fácil de achar no google). Acho que o fato de o curso ser na capital é um ponto muito positivo. Você tem acesso a exposições, e São Paulo é muito rica de coletivos e eventos independentes bem legais. Como o curso fica no maior campus da universidade, é muito fácil o acesso às disciplinas de outros cursos, o que é beeem interessante também. Quando prestei, meu foco principal era vir pra capital mesmo, mas acabei descartando a Unesp rápido demais e me arrependo um pouquinho, o curso aqui de São Paulo tem sido bem elogiado e tem um professores bons. Tenho conhecidos na Unicamp e Unesp Bauru, o foco deles era mesmo ficar na experiência universitária do interior. Bom, ficou um textão, mas algumas coisas eu acabei falando bem por cima. Qualquer dúvida é só comentar aqui

🙂
Categories: Curso Específico

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *