O Momento MENTORIA complementa a pesquisa da OP a partir de relatos de estudantes ou profissionais que atuam na área.

Em Fotografia nossa mentora é a Priscilla Parreira, fotógrafa em SP que atua com editais de moda para e-commerce (atividade com mercado super aquecido) e faz trabalhos autorais com modelos em bookings inovadores.

1) Como descreveria o mercado de trabalho?
Priscilla: Um fotógrafo profissional tem que estar muito ciente de que, além de ser bom nas suas funções, ele terá que ser um excelente vendedor! Hoje vejo muitos fotógrafos atuando no mercado com conhecimento médio mas excelentes vendedores, o que os tornam extremamente potenciais no mercado. Hoje em dia, isso é um grande diferencial. Um fotógrafo que não é bem relacionado, que não é comunicativo, que não sabe se vender, trabalha pouco e não se sustenta.. e acaba tendo que ter uma segunda profissão. Sobre mercado de moda: Moda não paga. É importante dizer que editorial de moda algum no brasil (e em vários lugares do mundo) não pagam!!! São importantíssimos pois são uma vitrine do seu trabalho! É o que faz de você um profissional reconhecido! Mas isso não dá dinheiro. Ninguém vive apenas de fotografia de moda. Os editoriais são um investimento em publicidade que o fotógrafo faz!! Um profissional desta área é reconhecido pelo “volume” de material que ele tem publicado. Se ele não tem nada publicado, para o mercado, ele não é profissional.

Onde está o dinheiro no mercado de fotografia: eventos sociais e publicidade. Tem mercado para CLT? sim!!! Hoje temos muitos e-commerces e eles são alimentados diariamente por muita imagem!! Então já existe um mercado para profissionais registrados ótimo para quem gosta de moda e fotografia de produtos, por exemplo. Mas vale lembrar que é “produção em série” e não dá para exercitar muito o lado criativo, mas é ótimo para o lado técnico, além da segurança de ter um salário no final do mês.

2) Fazer a faculdade é um diferencial? Abre portas?

Priscilla: Sobre fazer faculdade ou não: ter um diploma superior é importante para a vida! Na minha opinião, tem que ter sim. Para o mercado, seu portfólio dirá mais do que seu currículo mas, pessoalmente, eu não abro mão da experiência que a faculdade traz. Os contatos que fazem ali, vão para a vida toda!
Através da faculdade eu conheci pessoas que me ajudaram a entrar no mercado de trabalho, que me indicam para trabalhos… desde alunos até professores.
Em cursos profissionais, a grande maioria dos alunos são apenas entusiastas e não te trarão um bom círculo de contatos profissionais

3) Que cursos você indica hoje no Brasil?
Priscilla: Na fotografia, aprende-se todos os dias, a cada ensaio mas uma boa base técnica é fundamental. Sobre cursos, importantíssimo estudar!!! E muito!! E sem fim!! Tenho apenas 2 indicações:
Curso profissional: O ÚNICO curso que eu indico é o da Escola PanAmericana de Artes.
É um curso profissional com duração de 2 anos. Como todo curso, quem o faz é o aluno então, dedicar-se 200% faz diferença. Lá é bacana pois a estrutura é incrível e você poderá usá-la todos os dias que quiser enquanto for aluno e a dica é: USE MUITO!! Fique na escola todos os dias que puder, além do horário e use a estrutura!
Faculdade: SENAC.
Tem uma estrutura bacana, tem matérias muito boas sobre arte, história da fotografia, projetos autorais. Vale a pena!

Vale ressaltar que, em nenhum dos casos, o aluno sai pronto para o mercado de trabalho! Somente a experiência fará do aluno um profissional. E isso é muito real nesta profissão. Os outros cursos são rasos e feitos por profissionais inexperientes. Tenho colegas de faculdade que saíram da faculdade crus e foram dar aulas em cursos preparatórios de fotografia… totalmente despreparados.

4) O que mais te realiza em sua profissão? Você se imagina fazendo outra coisa?

Priscilla: Sobre artes, projetos autorais, criação… Isso são coisas que alimentam a alma criativa e que mantém a paixão pela profissão!! é importante fazê-los sempre… mas não necessariamente isso dá dinheiro.. isso é para realização pessoal! – e é importantíssimo fazer. Eu não sou boa vendedora… mesmo assim consegui me sustentar por uns 10 anos. Hoje a crise existe para todo mundo e o mercado é saturado.. então fui trabalhar com carteira registrada mas sigo fazendo editoriais, projetos autorais… é importante ter um salário que me banca para que eu poder criar a vontade sem me preocupar se isso dará dinheiro ou não.

Nota da Orientadora: em 2020 conversei com Priscilla durante a pandemia e perguntei como estava o mercado de trabalho. Com o isolamento em vários países, o mercado de trabalho ligado ao e-commerce se ampliou ainda mais.
O que é muito legal ressaltar: Priscilla vive em São Paulo – onde se concentram as oportunidades de emprego – e vive da Fotografia. Conquistou seu espaço profissional e não exerce nenhuma outra atividade remunerada fora da fotografia.
Para acompanhar o trabalho da siga no instagram: @priscilla.parreira

Categories: Curso Específico

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *