O perfil do bacharel em Física é pesquisador.
Pontos importantes: gostar muito de matemática e física. A compreensão e pesquisa dos conceitos teóricos às vezes pode ser observável no mundo concreto e, muitas vezes, apenas nas equações ou demonstrações de teoremas matemáticos no nível de raciocínio abstrato.
Pesquisa
Compare com o objeto de trabalho e as grades curriculares do curso de Engenharia Física, Astronomia, Geofísica, Matemática.
Para uma maior aplicação dos conceitos físicos sugerimos pesquisar várias engenharias: Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica, de Controle e Automação, de Computação…
Ao pesquisar as grades curriculares dos cursos você encontrará ênfases nos bacharelados de algumas universidades: Física dos materiais, Física Médica e Física Biológica. Na USP São Carlos, no Bacharelado em Física há a possibilidade de duas habilitações. Estas informações estão logo após os vídeos.
Compare também com o curso de Licenciatura em Física: Cursos que habilitam para lecionar em escolas de ensino fundamental e ensino médio. Para ser professor universitário é necessário fazer pós graduação strictu sensu (mestrado e doutorado)
Links do Guia do Estudante:
Para saber as áreas de atuação
https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/fisica/
Novidades e curiosidades sobre a profissão
Neste link desvende o curso em 9 perguntas:
Para saber um pouco mais da carreira:
https://www.guiadacarreira.com.br/guia-das-profissoes/fisica/
VÍDEOS
Sobre a profissão de Físico:
Neste vídeo da UFSCar, comparativos entre o bacharelado e licenciatura em Física:
0 Comments