Profissional cada vez mais necessário, devido ao envelhecimento da população, o gerontólogo estuda o processo de envelhecimento humano e cuida das ações necessárias para atender às necessidades físicas, emocionais e sociais do cuidado com o idoso. Envelhecer significa diminuir a capacidade de autonomia – e os cuidados profissionais passam a ser cada vez mais preciosos.
Objeto de Trabalho
Planejar e organizar tudo o que envolva o bem-estar do idoso e a melhoria de qualidade de vida, em seu desenvolvimento e preservação das capacidades cognitivas, emocionais e de inserção em atividades sociais. Pode atuar em instituições, clínicas especializadas ou serviços ligados a home care ou clínicos. Integra equipes multidisciplinares junto ao médico geriatra, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas.
Pesquisa
Compare com o objeto de trabalho e grade curricular de Serviço Social, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia. Todas estas áreas podem se especializar em geriatria ou gerontologia, pois são áreas complementares para a saúde integral do idoso. Diferencie também do médico geriatra: que cursa o bacharelado em medicina e residência em geriatria. Em sua pesquisa, compreenda os diferentes caminhos possíveis para chegar a esta área de atuação.
Links do Guia do Estudante:
1) Para saber as áreas de atuação:
2) Novidades e curiosidades sobre a profissão:
https://guiadoestudante.abril.com.br/tudo-sobre/geriatria/
VÍDEOS
https://www.youtube.com/results?search_query=gerontologia
0 Comments