O objeto de trabalho deste profissional é coletar, selecionar, avaliar, processar, armazenar informações em bancos de dados e distribuí-las. Vivemos a era da informação em bancos de dados e saber gerenciar e organizar o fluxo de informações em empresas públicas ou privadas pode fazer toda a diferença.
Segundo o Guia do Estudante 2019: “Pode atuar como analista de mercado, usando ferramentas tecnológicas para mapear dados nacionais e internacionais relevantes para o negócio e torná-los acessíveis à área executiva para a tomada de decisões. No lançamento de um produto, por exemplo, recebe os dados de mercado e elabora relatórios que avaliam se o projeto será bem aceito pelos consumidores ou se necessita de ajustes.
Precisa dominar ferramentas de bancos de dados, mas seu maior trunfo é estar habilitado avaliar a utilidade de cada informação. Sua principal área de atuação é a empresarial, onde trabalha em equipes de inteligência de mercado ou na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Costuma compor equipes em parceria com profissionais de Sistemas da Informação.”
Pesquise e compare com o objeto de trabalho e grade curricular de Sistemas de Informação e Ciência da Computação (se gostar mais de exatas e se interessar na atuação em programas para gerenciar bancos de dados) e compare com o objeto de trabalho e grade curricular de Arquivologia, Biblioteconomia, Secretariado Executivo e Produção Editorial se o interesse maior focar na organização e catalogação de informações em um perfil mais Assessoria.
Link do Guia do Estudante para saber mais sobre o curso e áreas de atuação:
Compare com os cursos
Tecnológicos (faculdades de curta duração, com enfoque mais prático):
https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/gestao-da-tecnologia-da-informacao/
Vídeos:
Curso da UFU – Uberlândia:
0 Comments